Liberdade de Expressão

 Ah… a liberdade de expressão. Esse maravilhoso poder que todos pensamos possuir, mas que quase nenhum de nós possui na realidade.
O direito de podermos olhar nos olhos de alguém e deixar fluir nos nossos lábios todas as sílabas, adjectivos, pleonasmos ou antíteses que façam ou não sentido, quer sejam ou não aquilo que esse alguém quer, deseja ou espera ouvir.
Quais de nós temos verdadeiramente essa riqueza? A resposta a esta pergunta é simples e directa: nenhum de nós.

Se por um lado isso significa uma grande repressão da expressão livre, por outro é o que nos distingue como seres sociais e capazes de conviver e/ou suportar os demais.
Houve uma fase da minha vida em que realmente acreditava que dizer o que me ia na alma me tornava mais honesta, melhor pessoa portanto. Hoje em dia acredito que a honestidade não passa por debitarmos tudo aquilo que nos vem ao pensamento, mas sim em dizer as coisas certas quando o devemos dizer e em não dizermos nada quando devemos ficar calados.
E convenhamos que, em muitos casos, a liberdade de expressão não é mais do que uma desculpa conveniente para outras características como a crueldade e mesquinhez.

A liberdade de expressão é um bem precioso que todos nós temos e como todos os bens preciosos deve ser usada com cautela e muito bom senso.

9 Diabruras:

Marquês de Sade disse...

Não poderia estar mais de acordo!
Sou apologista de que, mesmo que tenhamos razão, muitas das vezes, não vale a pena dizer nada... Uma bofetada de luva branca sabe sempre bem!
Bjinho

Chokkie disse...

Há pessoas que se escondem na chamada "frontalidade" para dizerem coisas bem agressivas e sem se preocuparem com o impacto que isso terá nos outros, é por isso que desconfio sempre de quem se autodenomina frontal...A liberdade de expressão total de facto não existe mas a que ainda temos há que saber usá-la da forma mais assertiva possível caso contrário a nossa credibilidade desce mais do que os valores das agências de rating:) Bjos

Nuance disse...

Eu costumo dizer que, hoje em dia, as pessoas utilizam "frontalidade2 para poder ser mal-educadas...

Louise disse...

Marquês de Sade, acho que bofetadas de luva branca têm tudo a ver contigo... e comigo também ;)

Chokkie, nem mais. A frontalidade hoje em dia serve de desculpa a muita coisa.

Lápis, é pena que confundam as duas coisas.

Me disse...

Welcome back babe!!!

A tua escrita topa-se a leguas... nao sao necessarias fotos nem nomes ;)

Bisouxxx

Anónimo disse...

Chegaste lá e de forma bem sucinta e clara. É o que chamo honestidade escrita :)

Segundo a minha experiencia já tive de calar muitas vezes e ser desonesto para mim próprio, por forma a ganhar uma batalha e não apenas uma guerrinha aqui, outra ali. Na minha escola secundária foi pintada num mural uma frase que dizia o seguinte "A liberdade (de expressão) sem educação é um previlégio perigoso". Nunca me esqueci dela, e cada vez faz mais sentido.

Anónimo disse...

.. e ainda há aqueles que não sabem usar a "frontalidade" que com pompa auto-proclamam, para algo que lhes possa valorizar, quase sempre é para desiludirem.

E agora para algo con pateta mente diferencial disse...

ó filha se eu te dissesse tudo o que me vai na alma tavas tramada

se significa repressão da expressão livre, por outro é o que te leva a ainda a ter alguma companhia
quem diz tudo o que lhe passa na mona ou é internado ou é alienado

Houve uma fase da minha vida em que realmente acreditei que dizer o que me ia na alma me tornava um grandecissimo imbecil
e ainda acredito ó pá

Anónimo disse...

A liberdade é um conceito utópico. Como tal, não existe, tal como não existem outras utopias.

A liberdade de expressão é uma parte da utopia. Podemos almeja-la, mas nunca a teremos, na realidade. Estaremos sempre condicionados por factores que delimitam a nossa liberdade, quer internos, quer externos.
Uma liberdade limitada é como um descafeinado:
-Parece café, sabe a café, mas não é café!

A ler-te, a seguir-te...

:)

Enviar um comentário

Agradeço desde já tudo* aquilo que o diabo dentro de ti possa ter para dizer...

*excepto tudo aquilo que o diabo dentro de mim não concordar

Related Posts with Thumbnails