O Consumismo

Desengane-se quem pensa que vou criticar o consumismo desenfreado dos tempos que correm.

Certamente esperariam uma critica assoberbada sobre a necessidade material que impera na nossa sociedade actual e como não passamos todos de uns ressabiados que esqueceram por completo os valores e espiritualidades da nossa essência.

Mas não. Não o vou fazer.

Porque, na minha opinião, não é isso que nos torna seres desprezíveis ou ignóbeis. Outros factores, sim, poderão tornar-nos nisso, mas não o consumismo.
O consumismo faz parte da nossa era, quer se queira quer não. Tal como a espiritualidade fez parte da era dos nosso bisavós e avós. Criticar-se-á ad eterno tudo o que seja moderno, tudo o que seja inovador, tudo o que faça parte de uma geração futura.
Mas o consumismo, com todos os seus prós e os seus contras, com todos os seus benefícios e malefícios – porque há de ambos – não deixa de ser algo que define as gerações actuais.
E confesso que acho uma certa piada quando assisto a alguém, em pleno centro comercial ou supermercado, criticar todos os que por ali se encontram num “consumismo desenfreado”, quando na realidade eles próprios também ali estão – e a fazer precisamente o mesmo que todos os demais.

Se ao menos parássemos, pensássemos e constatássemos a nossa própria realidade, talvez assim pudéssemos focar-nos nas verdadeiras falhas da nossa sociedade.

 
*Pic By Deviantart

6 Diabruras:

M. disse...

Nada contra. Não gosto de hipocrisias.Gosto de comprar. E lá por estarmos no Natal não vou dizer que faço compras para ajudar os pobres dos comerciantes.

Compro porque gosto. Não compro mais porque não posso.

S* disse...

Se o problema fosse o consumismo, não havia problema. o pior é o resto...

Rafeiro Perfumado disse...

Eu também não critico. Já o pessoal que consome telemóveis, jóias, roupas de marca e depois se queixam que não têm dinheiro para pagar a luz e a comida, que os bancos são uns mauzões que cobram juros altos, que o governo cobra demasiados impostos, etc. Vão é...

Louise disse...

M.
E a hipocrisia, sim, é um dos piores males da nossa sociedade.

S*
Exactamente, mas é isso que muitas pessoas não conseguem ver.

Rafeiro,
Toda a razão. Mas na verdade o verdadeiro problema aí não está no consumismo em si... mas antes nos valores e principios de cada um.

Purple disse...

É verdade, gosto de consumir mas não gosto que me apontem o dedo quanto têm telhados de vidro.

A cada um cabe a gestão do seu orçamento e cada um só consome o que pode (ou pelo menos devia ser assim).

Beiju

Doce Cozinha disse...

Este ano nem acho que se note muito o consumismo, parecem comprar menos!

Enviar um comentário

Agradeço desde já tudo* aquilo que o diabo dentro de ti possa ter para dizer...

*excepto tudo aquilo que o diabo dentro de mim não concordar

Related Posts with Thumbnails