Se há falta de respeito que eu acho verdadeiramente inaceitável, é esta: interromper constantemente a pessoa que está a falar para se dar mais esta ou aquela opinião.
Imaginem o seguinte diálogo:
Burro 3 (B3) – escutando atentamente B1
Burro 2 (B2) – Ah é verdade, sabes que bla bla bla - porque na realidade a conversa é mesmo da treta e não tem qualquer interesse.
B3 - volta agora a atenção para B2
B1 – Mas estava a dizer que no outro dia…
B3 – volta a escutar B1
B2 – Epá, mas e depois … - e continua o bla bla bla
B3 – volta mais uma vez a atenção para B2
…
Aqui, parece-me a mim, que a falta de educação até está na parte do Burro 2 e no Burro 3. Aliás o Burro 1 (aka Louise) nem sequer é burro nenhum, mas uma pessoa extremamente inteligente.
Muitos terão a sua opinião de como deverá agira o Burro 1. Mas, na minha opinião, a educação e sensatez manda que desista daquele diálogo – a não ser que estejamos a referir-nos a uma reunião profissional ou assuntos importantes que não apenas partilha de opiniões / experiências. Basicamente os interlocutores não merecem o esforço ou a nossa partilha seja do que for. Não me parece que o mais indicado seja continuar a fazer figura de otário(a) quando, claramente, do outro lado não existe receptividade ou interesse.
No que me diz respeito, é assim que se exclui pessoas da nossa roda de importância. Eu, pelo menos, aprendo rápido a lição.
7 Diabruras:
Totalmente... saber ouvir é uma virtude.
É deveras irritante, eu tenho um cuidado especial para não o fazer mesmo quando estou em pulgas para contar algo.
Agora a imagem que escolhes-te está-me a dar um nó no estomâgo...bha!
Beijinhu
É típico! Acontece bem mais do que deveria...
Detesto quando me fazem isso!
isso tem me acontecido um bocado frequentemente de mais!
Extremamente inteligente e, permite-me acrescentar, piscinas de modesta! :D
Nesse caso, e se o burro 1 fosse este rafeiro, ouvir-se-ia algo do género:
- Sabes, Burro 3, a tua história faz-me lembrar a fábula da mosca e da aranha.
- Porquê?
- São ambas chatas...
Dependendo das circunstâncias nem sempre podemos mandar o Burro 2 ou Burro 3 baixar a orelha, especialmente se for no trabalho, mas a nivel de círculo de amigos (mais dos conhecidos..) conheço gente assim, que se o assunto for quente, tanto não nos deixam terminar o nosso raciocínio como fazem algo que repudio veementemente que é o de começarem a falar mais alto e de se aproximarem demasiado do interlocutor gesticulando, um género de intimidação posicional, para poderem ter sempre, nem sempre a última palavra mas a que vai ecoar mais tempo naquele momento. Mas tenho a certeza que com o tempo, eliminamos esse tipo de gente à 2a ou 3a conversa.
Enviar um comentário
Agradeço desde já tudo* aquilo que o diabo dentro de ti possa ter para dizer...
*excepto tudo aquilo que o diabo dentro de mim não concordar